01 / 01
(11) 2308-7004

Energia

O QUE É E COMO FUNCIONA O CONSUMO DE ENERGIA COM DIMERIZAÇÃO?

by admin
13, out, 2016
O QUE É E COMO FUNCIONA O CONSUMO DE ENERGIA COM DIMERIZAÇÃO?

O consumo de energia cada vez mais alto talvez seja um dos maiores vilões da chegada da tecnologia nas nossas casas e imóveis comerciais. Como utilizamos mais e mais aparelhos eletrônicos como cafeteiras, forno elétrico, entre outros, é natural que, junto com essas facilidades, a demanda por energia também aumente significativamente.

Uma das alternativas encontradas para driblar esse consumo elevado indesejado de energia foi a dimerização, que tem se tornado uma opção cada vez mais popular na engenharia civil e arquitetura. Você sabe o que é isso e como ela funciona? Vou tentar explicar um pouquinho mais sobre essa técnica no artigo abaixo.

Dimerização: o que é isso?

Dimerização é o termo utilizado para classificar o controle da intensidade de uma luz. Por isso, as lâmpadas dimerizáveis são aquelas que são usadas por quem deseja regular a intensidade de determinado brilho e controlar a iluminação de visual de um ambiente.

As lâmpadas tradicionais, as incandescentes, já eram consideradas dimerizáveis, afinal era possível controlar a intensidade de seu brilho. O grande problema delas é que seu gasto energético era alto e pouco eficiente, resultando em grandes custos relacionados com o consumo desse bem. A chegada das lâmpadas fluorescentes – ou de LED – que são mais econômicas, por muito tempo afastou a dimerização da técnica de controle de brilhos de ambientes, entretanto, hoje já é possível fazer esse controle com essas opções de baixo consumo.

Como funciona a dimerização?

A dimerização é feita com a ajuda de um aparelho que chamamos de dimmer, responsável por controlar a intensidade da luz de uma determinada lâmpada que ilumina um ambiente. Ele substitui o interruptor tradicional, que somente acende e apaga uma lâmpada,  permitindo que o usuário deslize seu botão de acordo com a intensidade que pretende deixar o brilho da luz do ambiente.

O dimmer é responsável por, dentre muitas funções, aumentar o tempo de vida útil da lâmpada, visto que diminui a tensão aplicada nesse material para poder produzir o brilho da luz. Além disso, ele garante maior conforto para a visão de qualquer pessoa.

Por que optar pela dimerização na hora de utilizar a energia?

Existem muitos motivos que nos levam a optar pela dimerização na hora de utilizar a energia em um imóvel ou cômodo. Além de deixar um ambiente com ar mais sofisticado e bonito, o dimmer também é responsável por demandar menor manutenção no sistema de iluminação da casa e, principalmente, economizar, significativamente, no consumo de energia no final do mês.

Sabemos que as lâmpadas de LED já são econômicas por natureza, especialmente quando comparadas com as incandescentes, entretanto, o uso do dimmer ajuda ainda mais a aproveitar a energia de modo inteligente, de acordo com a vontade do usuário.

Se você está procurando uma maneira de economizar no consumo de energia, porém sem perder as qualidades de uma iluminação bem feita nos diferentes cômodos da sua casa, o uso da dimerização pode ser a solução que estava procurandoEntre em contato comigo para conhecer um pouco mais sobre essa técnica e solicitar um orçamento!

____

Marcelo Cocuroci
Especialista em soluções de automação residencial e corporativa e diretor da Cocuroci Home Automação.

____

Showroom Cocuroci Home Automação
Rua Serra de Japi, 1286 – Tatuapé
São Paulo – SP, 03309-001
Tel: (11) 2308-7004
E-mail: cocurocihome@cocurocihome.com.br

Compartilhar: